segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

[Resenha] - A menina que roubava livros




Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.

 A história tem como narradora a morte, pode parecer estranho, mas é isso que torna tudo mais interessante – ela nos conta de forma objetiva e envolvente a vida de Liesel Meminger, uma jovem que fora adotada quando criança pela família Hubberman. O cenário é de uma Alemanha Nazista em que ser judeu era errado, e Liesel faz um amigo judeu que a chama de Sacudidora de Palavras e com ele vive aventuras em um porão escuro e frio. Do outro lado da rua mora seu melhor amigo, Rudy Steiner, e futuramente seu amor interrompido. Liesel partilha tudo com Rudy e ambos desenvolvem uma atividade preferida: Roubar. Para ele apenas a comida importa, para ela os livros. Liesel percebe a importância das palavras e que esta foi uma arma do Führer para conquistar o povo. 
Enquanto isso Morte faz seus próprios poemas e relata algumas histórias de guerra, a visão que temos dela no livro é bem diferente da que estamos acostumados, ela diz estar fazendo hora extra graças ao Führer e que gostaria de tirar férias, mas ninguém poderia cobrir o lugar dela.

Com certeza foi um dos melhores livros que já li até hoje, a forma da escrita se torna envolvente juntamente com a história e o fato de acontecer na Alemanha Nazista se torna ainda mais instigador para a leitura. O final é surpreendente e acredito que não fui a única a chorar.

Atualmente o livro já foi para as telonas, e se alguém estiver com medo de se decepcionar com o longa, pode ficar tranquilo que não irá. O filme ficou quase tão bom quanto o livro. 

Nota: 5 estrelas.

3 comentários:

  1. Coisas da vida
    romance ou verdade
    sirva o passado pra não repetir
    o foi errado…

    Boa e feliz noite
    Beijinhos e uma bela Semana -.`)

    ResponderExcluir
  2. Como sempre intensa sua escolha, confeso q ainda não li, mesmo sendo um devorador de livros, este desconheço, mas q bom q vc sugere. Vc merece do tio Castanha bjinhos e bjinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, super recomendo.
      Não vai se arrepender se ler!

      Excluir

Os preferidos